O Curso de Pós-Graduação em Saúde e Bem Estar do Idoso - da Prevenção à Reabilitação, fundamenta à luz de evidências científicas, variáveis importantes na qualidade de vida do idoso, com a experiência de docentes qualificados. Fundamentação essa, voltada para a elaboração de avaliações estruturais e fisiológicas criteriosas, orientações alimentares adequadas à realidade do idoso, assim como para a confecção de projetos e programas que oportunizem a prática de atividade física no sentido de potencializar a saúde musculoesquelética, neural e emocional do idoso contemporâneo. Portanto, com a abordagem profissional e consciente que o presente Curso oferece, o resultado é a formação de profissionais mais qualificados para melhorar a qualidade de vida do idoso, tanto nas atividades de vida diária, quanto nas de convívio social, desportivas e recreativas.
Proporcionar aos profissionais da área de saúde, uma oportunidade de potencializar sua abordagem e atendimento ao idoso, pautado na ótica da pesquisa científica, potencializando a qualidade técnica do planejamento, execução e gerenciamento das atividades de prevenção e melhora da qualidade de vida do idoso, estimulando sempre a humanização e o compromisso com a cidadania e o conhecimento científico, fomentando também o ensino e pesquisa.
Disciplinas optativas:
Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Médicos e Profissionais de áreas afins.
Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades de Nutrição Humana Aplicada - PRONUT - FCF/FSP/FEA - com bolsa FAPESP. Especialização em Fitoterapia Clínica (FAMESP-SP) e em formação pedagógica para o ensino profissional (CPS). Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Docente no ensino técnico, ensino superior e pós-graduação nas modalidades presenciais e à distância. Experiência na administração de unidades de alimentação e nutrição, saúde coletiva, políticas públicas de saúde, atenção básica de saúde, alimentação escolar com ênfase em educação nutricional da comunidade escolar (alunos, pais e professores), atendimento nutricional em instituições de longa permanência de idosos (ILPI) e consultoria gastronômica e aplicação de técnicas dietéticas.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Educação Física pela Faculdades Integradas de Guarulhos (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006) e doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu desde 2011. Coordenador do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Anahanguera - Unidade Campo Limpo -Professor do Centro Universitário Anhanguera nos cursos de Fisioterapia e Educação Física. Professor de Pós graduação da USCS, UNIFMU e Estácio de Sá. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em músculo esquelético e reabilitação cardíaca e com trabalho experimental em animais, com destaque em estudo morfométrico de tecidos.
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exercito (1979), Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1972), Mestrado em Operações Militares, (1981), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988). Livre Docente em Educação Física pela Universidade Federal Fluminense (1994), realizou pós-doutoramento em Psicofisiologia na Universidade Gama Filho (1998), em Fisiologia na Universidad Católica San Antonio de Murcia (2001) e um estágio de investigação na Universidad de Valencia (Espanha - 2010). É Presidente de Honra da Rede Euroamericana de Motricidade Humana. Professor Titular aposentado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atua no presente como professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Professor Titular da Universidade Tiradentes - UNIT. É professor convidado da Universidad Católica de Murcia (Espanha), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) e da Universitá Degli Sudi di Roma - Sapienza (Itália). Atua como docente facilitador da Academia Brasileira de Treinadores - ABT, do Instituto Olímpico Brasileiro - IOB, do Comitê Olímpico Brasileiro - COB. Ao longo de sua carreira acadêmica publicou 25 livros (diversos no exterior), 54 capítulos de livros, 494 artigos na íntegra em periódicos científicos, 750 trabalhos em anais de congressos e proferiu 837 conferências ou cursos. Formou 46 doutores, 203 mestres e supervisionou 05 Pós-doutorados. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esporte, Atividade Física, Performance e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, flexibilidade, força, emagrecimento, envelhecimento, saúde e qualidade de vida.
Graduado em Educação Física - Modalidade Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2010), tem experiência no ambiente fitness com ênfase em treinamento funcional. Busca nas ciências comportamentais o conhecimento para a construção de culturas mais sustentáveis. Atualmente atua na seguintes áreas: psicologia positiva; inteligência emocional; comportamento humano; mecanismos epigenéticos da cognição; mindfulness e medicina mente e corpo.
Possui Pós Graduação em Estética Clínica com Ênfase em Terapias Aplicadas. Pós Graduanda em Administração e Marketing Esportivo. Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Castelo Branco (CREF 014344RJ). Atualmente é professora da ACADEMIA VIDA FIT BRASIL. Tem experiência na área de Educação Física desde 1999, Especialista em Treinamento de Força, Spinning e Hidroginástica. Cursos de Capacitações em Personal Trainner, Gestão e Marketing, Treinamento Funcional para Idosos e Mulheres. Atualizações em Primeiros Socorros e Musculação para Mulheres. Especialista em Estética. Facial e Corporal. Cursos de Drenagem Linfática, Massagem modeladora e Bambuterapia. Graduanda em Fisioterapia. Formada em Pilates Solo e Aparelhos, Pilates Suspenso e Aeroneopilates. Cursos de RPG, Mobilização Neural e Terapias Manuais. Curso de Uroginecologia.
Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1993), Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Foi Diretor de algumas instituições educacionais. Consultor AD HOC do MEC para autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de Cursos de Graduação. Foi Consultor do MEC para Avaliação Institucional. Foi Membro da Comissão Assessora do Curso de Fisioterapia no Exame Nacional de Desempenho do Estudante - ENADE, Foi Membro da Comissão de Qualificação de Cursos e da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO. Consultor de várias Revistas Científicas. Vice Presidente da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (2004-2005). Presidente da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (2006-2007). Membro da Comissão de Sindicância do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - CREFITO desde 2013, foi coordenador Nacional de pós Graduação durante 12 anos na Universidade Gama Filho. Foi gerente de Avaliação e da Saúde, sendo o responsável por acompanhar todos os autores na produção dos conteúdo como também responsável por todas as matrizes curriculares da área da Saúde na Kroton Educacional até novembro de 2017. Tem 25 anos de experiência profissional e acadêmica. Atuação na área de Gestão e Empreendedorismo, principalmente relacionado a Direção de Cursos de Graduação, Pró Reitoria Acadêmica e Pró Reitoria de Pós Graduação. Atuação na área da Saúde com ênfase em Gestão e Empreendedorismo, Fisiologia do Exercício, Fisioterapia Cardiovascular, Metodologia da Pesquisa, Metodologia do Ensino Superior e Metodologias Ativas.
Possui Especialização em Psicomotrocidade pela Faculdade de Medicina do ABC; Graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre(1988).
* O corpo docente apresentado trata-se dos docentes que gravaram as disciplinas - desenvolveram o conteúdo pedagógico, videaoulas, apostilas e atividades. Os tutores poderão mudar de acordo com o período de realização da disciplina.
Próximos Passos:
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
*Obs.: Na ausência do diploma e/ou Histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:
WhatsApp Suporte ao Candidato: (21) 99820-8226
E-mail: falecom@posgraduacaoiso.com.br
A Pós-Graduação ISO - SENSU é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).
*Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.