O futuro de uma pessoa – e consequentemente de um país - é definido pela sua capacidade de ler, escrever e interpretar. A base do desenvolvimento social, portanto, tem início no processo de alfabetização e letramento.
O conhecimento de alfabetização, da leitura e interpretação, não só dos códigos, mas também da linguagem, torna-se a base para a construção dos saberes que compõem não só o universo do indivíduo, mas da sociedade como um todo.
Assim, faz-se necessário o cuidado com a formação e especialização de profissionais que lidam com os educandos nesse processo permeado por multiplicidades.
Disciplinas optativas:
Graduados em Pedagogia ou profissionais da área da educação, ou ainda profissionais de áreas diversas, interessados em conhecer/atuar na área de Alfabetização, sob a perspectiva da aprendizagem baseada em evidências.
Atua na Educação desde 1986. Desde 2008 Professora e Pesquisadora Universidade Pública Federal de Alfenas - MG. Em agosto de 2015 assume a Gestão da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Alfenas MG, focaliza estudos, orientações e pesquisas na área de Práticas Pedagógicas, Formação de Educadores e Gestão Escolar.Doutora em Educação: Currículo pela PUC de SP. Mestre em Educação - Formação de Professores UBC - Mogi das Cruzes - SP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação - PUC SP e Pedagoga pela UNIVAP - SJC SP. Relevante carreira profissional no exercício da docência ( da educação infantil ao ensino superior), da coordenação ( educação infantil, ensino fundamental, EJA), da direção escolar (educação infantil, ensino fundamental e EJA). No Ensino Superior atuou e atua nas áreas de Psicologia da Educação, Gestão Escolar, Alfabetização, Didática, Prática de Ensino e Orientação de Estágios ( Gestão Escolar, Educação Infantil, EJA, Ensino Fundamental) Ofício pautado em docência, extensão e pesquisa. Atualmente Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD e Vice Coordenadora do Curso Pedagogia Presencial na Universidade Federal de Alfenas MG. Líder do Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente.
Pedagoga, licenciada em Letras, pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Também atua como psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano - INDH. Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção São Paulo (ABPp-SP, triênio 2020-2022). Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Dirige seus estudos à área de Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva com uso de instrumentos não-restritos, habilidades preditoras de linguagem escrita, consciência fonológica, aquisição de linguagem escrita, alfabetização, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2010), especialização em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto(2015) e especialização em Alfabe pela Escola da Vila(2013). Atualmente é Prof. de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo e Professor do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida.
Possui LICENCIATURA PLENA em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo (1989)Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ( 2014) e MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Cidade de São Paulo (2003)- linha de pesquisa: interdisciplinaridade, memória e formação de professores. Foi Relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Anhanguera Educacional. Atualmente é professora da Faculdade Educamais, orientadora de trabalhos acadêmicos e realiza na Universidade Candido Mendes com parceria com a ISO Educacional 5G Ltda prestação de serviço de tutoria e produção de material didático.
* O corpo docente apresentado trata-se dos docentes que gravaram as disciplinas - desenvolveram o conteúdo pedagógico, videaoulas, apostilas e atividades. Os tutores poderão mudar de acordo com o período de realização da disciplina.
Próximos Passos:
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
*Obs.: Na ausência do diploma e/ou Histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:
WhatsApp Suporte ao Candidato: (21) 99820-8226
E-mail: falecom@posgraduacaoiso.com.br
A Pós-Graduação ISO - SENSU é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).
*Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.