ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO




Área de Conhecimento: Educação


Apresentação

O futuro de uma pessoa – e consequentemente de um país - é definido pela sua capacidade de ler, escrever e interpretar. A base do desenvolvimento social, portanto, tem início no processo de alfabetização e letramento.

O conhecimento de alfabetização, da leitura e interpretação, não só dos códigos, mas também da linguagem, torna-se a base para a construção dos saberes que compõem não só o universo do indivíduo, mas da sociedade como um todo.

Assim, faz-se necessário o cuidado com a formação e especialização de profissionais que lidam com os educandos nesse processo permeado por multiplicidades. 


Objetivo

Contribuir com a formação de profissionais empenhados no processo de Alfabetização e Letramento. A saber: 
  • Indicar caminhos de planejamento, intervenção e ressignificação de saberes e vivências;
  • Indicar caminhos de reflexão e (re)construção identitária, por meio da análise e da intervenção na própria história social. 
  • Discutir as diversas teorias e possibilidades de alfabetização para a prática diária em contextos diversos; 
  • Relacionar as informações relativas aos processos de alfabetização, na perspectiva de letramento, a fim de que o profissional se aproprie do processo de conhecimento reflexivo, distinguindo assim as alternativas mais adequadas a sua realidade;
  • Apresentar subsídios que permitam identificar e lidar com dificuldades e transtornos de aprendizagem;
  • Oferecer subsídios para que os profissionais possam atuar com crianças da Educação Infantil e séries iniciais, alunos de inclusão, além de jovens e adultos.
  • Estudar as principais contribuições teóricas que embasam as evidências nos processos de Alfabetização, sob a perspectiva do Letramento.
  • Propor estratégias de intervenção de acordo com a Neurociência.
  • Apresentar instrumentos de avaliação e de intervenção baseado em evidências.com as discussões sobre Alfabetização na perspectiva do Letramento possibilitando a elaboração de propostas significativas no processo de ensino e aprendizagem.

Disciplinas

  • A Formação Leitora na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
  • Teorias e Práticas de Alfabetização Baseadas em Evidências
  • Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Políticas Públicas Educacionais e no Contexto de Alfabetização 
  • Leitura e Escrita na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Instrumentos de Avaliação e de Intervenção para a Melhoria do Desempenho Escolar
  • Memória, Identidade e Formação do Educador
  • Organização Didática no Processo de Alfabetização

Disciplinas optativas:

  • Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Público-alvo

Graduados em Pedagogia ou profissionais da área da educação, ou ainda profissionais de áreas diversas, interessados em conhecer/atuar na área de Alfabetização, sob a perspectiva da aprendizagem baseada em evidências. 


Corpo Docente

ANA CRISTINA GONÇALVES DE ABREU SOUZA


Atua na Educação desde 1986. Desde 2008 Professora e Pesquisadora Universidade Pública Federal de Alfenas - MG. Em agosto de 2015 assume a Gestão da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente Docente e Pesquisadora da Universidade Federal de Alfenas MG, focaliza estudos, orientações e pesquisas na área de Práticas Pedagógicas, Formação de Educadores e Gestão Escolar.Doutora em Educação: Currículo pela PUC de SP. Mestre em Educação - Formação de Professores UBC - Mogi das Cruzes - SP. Mestre em Educação: Psicologia da Educação - PUC SP e Pedagoga pela UNIVAP - SJC SP. Relevante carreira profissional no exercício da docência ( da educação infantil ao ensino superior), da coordenação ( educação infantil, ensino fundamental, EJA), da direção escolar (educação infantil, ensino fundamental e EJA). No Ensino Superior atuou e atua nas áreas de Psicologia da Educação, Gestão Escolar, Alfabetização, Didática, Prática de Ensino e Orientação de Estágios ( Gestão Escolar, Educação Infantil, EJA, Ensino Fundamental) Ofício pautado em docência, extensão e pesquisa. Atualmente Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD e Vice Coordenadora do Curso Pedagogia Presencial na Universidade Federal de Alfenas MG. Líder do Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente.

CAMILA BARBOSA RICCARDI LEÓN


Pedagoga, licenciada em Letras, pós-graduada em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e do curso de especialização em Neuropsicopedagogia da Universidade Paulista (UNIP). Também atua como psicopedagoga clínica no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano - INDH. Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção São Paulo (ABPp-SP, triênio 2020-2022). Membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM. Dirige seus estudos à área de Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Neuropsicologia Cognitiva e Neurociência aplicada à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e intervenção neuropsicológica cognitiva com uso de instrumentos não-restritos, habilidades preditoras de linguagem escrita, consciência fonológica, aquisição de linguagem escrita, alfabetização, transtornos de aprendizagem, funções executivas e autorregulação.

PATRICIA SCHATZ PELLICCIOTTI


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2010), especialização em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto(2015) e especialização em Alfabe pela Escola da Vila(2013). Atualmente é Prof. de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I da Prefeitura Municipal de São Paulo e Professor do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida. 

ROSEMEIRE COELHO DO NASCIMENTO


Possui LICENCIATURA PLENA em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo (1989)Especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ( 2014) e MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Cidade de São Paulo (2003)- linha de pesquisa: interdisciplinaridade, memória e formação de professores. Foi Relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Anhanguera Educacional. Atualmente é professora da Faculdade Educamais, orientadora de trabalhos acadêmicos e realiza na Universidade Candido Mendes com parceria com a ISO Educacional 5G Ltda prestação de serviço de tutoria e produção de material didático. 

* O corpo docente apresentado trata-se dos docentes que gravaram as disciplinas - desenvolveram o conteúdo pedagógico, videaoulas, apostilas e atividades. Os tutores poderão mudar de acordo com o período de realização da disciplina.



Pré-requisitos

Próximos Passos:

  1. Efetue o pagamento da matrícula.

  2. Faça o UPLOAD dos documentos abaixo para fins de matrícula:

    Acesse o Portal do Candidato neste link: www.posgraduacaoiso.com.br/portal-do-candidato (login: e-mail e senha: CPF apenas os números) 


Processo para Matrícula: 

Documentos Necessários (Digitais)

  • Comprovante de pagamento de matrícula (somente quando for pagamento por boleto);
  • Cópias autenticadas em cartório do Diploma e Histórico da Graduação válido no Brasil*;
  • Certidão de nascimento, casamento/ averbação de divórcio;
  • CPF e RG (Não serão aceitos documentos como CNH e/ou Carteirinhas de Conselhos);
  • Foto 3x4;
  • Título de Eleitor;
  • Certificado de Dispensa do Serviço Militar (Exceto para Militares);
  • Comprovante de residência atualizado.

*Obs.: Na ausência do diploma e/ou Histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido. 


    Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

    WhatsApp Suporte ao Candidato: (21) 99820-8226

    E-mail: falecom@posgraduacaoiso.com.br


    Informações Gerais

    A Pós-Graduação ISO - SENSU é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.

    Curso:
     O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.

    Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.

    A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.

    O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.

    Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.

    Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso. 

    A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).


    *Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.


    INSCREVA-SE

    INÍCIO IMEDIATO Carga Horária

    Não incluso TCC: 360 horas - (Não incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)

    Incluso TCC: 420 horas - (Incluso a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica)
    Modalidade: EAD 100% Online Matrícula: 195,00
    Curso confirmado!


    Plano(s) de pagamento: SEM TCC:
    • 18x de R$ 208,00 • 12x de R$ 303,00 • 9x de R$ 395,00 • 6x de R$ 574,00
    Plano(s) de pagamento COM TCC
    • 18x de R$ 240,11 • 12x de R$ 351,17 • 9x de R$ 459,22 • 6x de R$ 670,33
    QUERO ME INSCREVER