Varejo é a ponta final de um processo destinado a distribuir as mercadorias produzidas pelos fabricantes de bens de consumo, que envolve uma soma de procedimentos complexos de distribuição, integrada por diversos intermediários conhecidos como canais de marketing, envolvendo distribuidores, atacadistas e uma grande variedade de pontos de venda ao consumidor final. Os varejistas são, portanto, a última etapa antes que os produtos acabem em um carrinho de compras. É uma atividade que gera bilhões de reais por ano e representa um percentual significativo do PIB, com enorme impacto na economia e na geração empregos. O desenvolvimento eficiente desse processo exige a participação de um gestor competente, capaz de gerenciar toda a cadeia de distribuição, planejar e traçar estratégias para que os produtos sejam adequadamente armazenados, distribuídos e entregues no local certo, na hora certa e a um custo compensatório, além de serem adequadamente comunicados aos consumidores. A expansão do comércio para o espaço digital aumentou ainda mais a necessidade de gestores especializados nas estratégias de marketing e gerenciamento das atividades de varejo. A oferta do curso de MBA em Marketing de Varejo e Gestão de Trade Marketing se justifica, assim, pela necessidade de atender a demanda por gestores de varejo capazes de fazer a diferença e colaborar decisivamente para o sucesso de distribuição e venda das mercadorias que os fabricantes destinam ao mercado de consumo.
O curso tem o objetivo de fornecer aos participantes conhecimentos aprofundados sobre as atividades de marketing de varejo e gestão dos processos de trade marketing, que envolvem estratégias de logística, distribuição e organização eficiente dos canais que disponibilizam mercadorias aos consumidores finais. O conteúdo atualizado e alinhado com as práticas mais avançadas do mercado varejista, off-line e online, irá permitir que os alunos se tornem planejadores eficientes das práticas de varejo, e gestores capazes de tomar decisões estratégicas adequadas para o sucesso das atividades varejistas frente às mudanças constantes do mercado. Ao final do curso o aluno será capaz de responder eficazmente às demandas do mercado, conceber, planejar e gerir estratégias competentes para criar experiências de compra relevantes, destinadas a conquistar a lealdade dos clientes.
Disciplinas optativas:
Profissionais graduados em publicidade, marketing e propaganda, administração de empresas, economia, empreendedores e demais profissionais graduados de qualquer área ou setor que ocupem funções que exijam conhecimentos especializados em marketing de varejo e gestão da cadeia de distribuição.
Próximos Passos:
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
*Obs.: Na ausência do diploma e/ou Histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:
WhatsApp Suporte ao Candidato: (21) 99820-8226
E-mail: falecom@posgraduacaoiso.com.br
A Pós-Graduação ISO - SENSU é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).
*Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.