Sob um aspecto geral, quando se pensa em logística, a ciência e a prática tornam-se responsáveis em fazer com que a mercadoria esteja no lugar certo, no momento adequado e com um custo mais baixo possível (COSTA, 2004).
E embora a logística exista desde o início da civilização, a implantação de melhores práticas, tornaram-se uma das áreas operacionais mais desafiadoras e interessantes da administração no setor privado e público, uma vez que envolve o processo de integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem (BOWERSOX e CLOSS, 2001).
Porém, nem sempre os produtos que os consumidores desejam, são produzidos onde os consumidores precisam consumi-los, e de maneira similar, nem sempre os produtos que os consumidores desejam estão disponíveis no momento em que os consumidores necessitam consumi-los (BATALHA, 2011).
Nesse sentido, a logística atualmente tem um papel de destaque e vem se tornando foco central para as organizações, devido à sua importância no cenário das transformações, impulsionadas pelos avanços tecnológicos, integrações comerciais e financeiras e a acirrada concorrência mundial, pois apresentam um potencial no processo de agregação de valores para os clientes e criação de vantagens competitivas para as empresas.
Dentre as atividades logísticas, o transporte de carga tem um importante destaque, pois, além de representar a maior parcela dos custos logísticos, representam cerca de 60% das despesas e apresentam papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente na maioria das organizações (Portogente, 2016).
Embora a logística tenha como principal viés a preocupação em reduzir custos e otimizar a produção, a crescente mudança de fatores como o uso de tecnologia, clima e globalização que vem ocorrendo ao longo dos anos, faz com que a logística se adapte as inovações tecnológicas e adoção de práticas como medidas sustentáveis.
Devido às adaptações que estão se tornando necessárias para as organizações, o objetivo principal do curso é abordar conteúdos da logística tradicional, assim como problemas característicos do transporte de carga, novas tecnologias e proporcionar uma visão sustentável do setor.
O curso visa suprir as necessidades de conhecimento sobre uma área profissional que é amplamente diversificada e que necessita de um corpo técnico cada vez mais qualificado e antenado com as mudanças que ocorrem no setor.
A fim de atender a esta necessidade julgada crescente e abrangente no que diz respeito a interação entre as organizações e os clientes, dentro de uma cadeia produtiva ou entre um sistema de redes de empresas ou de instituições específicas, o objetivo geral do curso é qualificar profissionais para que atuem de forma consciente na área de logística e na gestão do transporte de carga.
Disciplinas optativas:
Graduados em Engenharia, Administração, Economia, Arquitetura e demais
áreas afins.
Próximos Passos:
Processo para Matrícula:
Documentos Necessários (Digitais)
*Obs.: Na ausência do diploma e/ou Histórico, para fins de matrícula, anexe a declaração de conclusão (data de expedição de no máximo seis meses, antes da data de entrega) que cite que concluiu e a data de colação de grau (dia, mês e ano) – Deverá incluir juntamente com os demais documentos, o Termo de Responsabilidade assinado e preenchido.
Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:
WhatsApp Suporte ao Candidato: (21) 99820-8226
E-mail: falecom@posgraduacaoiso.com.br
A Pós-Graduação ISO - SENSU é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 1.517, de 29 de agosto de 2019.
Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.
Além das disciplinas específicas, o curso oferece ainda a disciplina “Metodologia da Pesquisa Cientifica”, ferramenta por meio da qual o (a) aluno (a) desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso.
A elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é optativa e será selecionada pelo aluno no momento da realização da matrícula (podendo o discente optar pela disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica” ou não). Em caso de opção, a produção acadêmica será um artigo individual, de aprofundamento teórico, relato de prática / estudo de caso de tema de interesse do aluno, sempre orientado por um professor.
O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.
Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.
Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso.
A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina, para a prova final – online – e para o Trabalho de Conclusão de Curso (quando optado pelo aluno).
*Eventuais descontos, se concedidos, são aplicados apenas às mensalidades do curso. Não aplicados à disciplina optativa de Metodologia da Pesquisa Científica - Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso - TCC.