Hoje, 13 de maio, comemoramos o Dia do Zooctenista.
Se, por acaso, você não é da área, sabe o que este profissional faz?
Nós vamos te contar!
Tal atividade se dedica a esmiuçar métodos de fomentar a produção animal (e vegetal) com máxima qualidade possível, porém, zelando por evitar qualquer tipo de dano ao meio ambiente, ao bem-estar animal ou à satisfação daqueles aos quais a ação se destina.
A palavra zootecnia origina-se da junção dos radicais gregos zoon (que significa “animal”) e techne (“técnica” ou “arte”). Disso é possível concluir que a zooctenia pode ser traduzida como sendo, literalmente, “a arte do animal”.
O 13 de maio passou a figurar no anuário – dedicado a tais profissionais – como uma reverência ao registro da primeira aula do curso de Zooctenia ofertado no Brasil: 13 de maio de 1966, no estado do Rio Grande do Sul.
A regulamentação nacional da profissão, no entanto, só ocorreu por meio do decreto de lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968.
A todos que se dedicam a zelar pelas boas condições de saúde dos animais, bem como cuidar do melhoramento genético dos mesmos (que resulta em qualidade superior de derivados como leite e ovos), rendemos aqui as nossas homenagens.
Feliz Dia do Zooctenista!
[Fonte: www.calendarr.com]