1º de maio, Dia do Trabalho!
Dia estabelecido no calendário para celebrar o conjunto de atividades desempenhadas pelos indivíduos, através das quais, estes podem – por meio dos proventos recebidos em troca de seu esforço – concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida.
De olho no panorama atual do país, a definição parece bastante sem sentido, não?
Muitos são os que buscam um novo posto de trabalho para que – por meio dele – possam seguir com a vida e sentirem-se, como diz a antiga expressão, dignificados. Mas
poucos são os que têm conseguido sair da fila do desemprego. O clima – por parte de quem faz a economia girar – ainda é de desconfiança e isso têm impacto direto nas carteiras de trabalho que continuam sem carimbos indicando admissão.
Mas você sabe como o Dia do Trabalho surgiu no calendário?
Nós te contamos!
A data foi criada em 1889, em Paris.
O registro teve por intenção render homenagens a trabalhadores que participaram de uma manifestação ocorrida três anos antes, em Chicago.
Em 1886 já se brigava por melhores condições de trabalho nas fábricas.
Pois é, mas o referido movimento sofreu repressão da polícia e a mobilização ficou marcada pelo registro de mortes, prisões e violência.
No Brasil, a data foi consolidada em 1925, após um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Agora que você já conheceu um pouco da história do Dia do Trabalho, celebre o seu. Ou aquele que, certamente, você vai encontrar em breve (estamos torcendo para isso)!
[Fonte: Folha Online]