Pois bem, hoje, 19 de abril, rendemos homenagens aos primeiros inquilinos desta terra, hoje, verde e amarela: os índios!
Quando Cabral e as caravelas aqui desembarcaram, eles já conheciam cada canto daquele que – para os europeus – era um novo mundo.
Eram muitos e compunham grande nação, mas, depois da ancoragem do colonizador capitularam diante da ganância e da crueldade humana, ambas responsáveis pela ruína integral de muitas tribos e a perda / o esquecimento de grande parte da cultura indígena. Foram sendo dizimados até chegarmos ao quadro atual, em que muitas das tribos que ainda restam no mundo estão confinadas em reservas e são pouquíssimas as que resistem, longe do contato com o resto do mundo.
O 19 de abril foi escolhido para homenagear as tradições e identidade dos indígenas em um esforço para que as novas gerações não esqueçam das verdadeiras raízes do Brasil.
A data também é uma homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido em 19 de abril de 1940. O objetivo deste congresso era de reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.
Por aqui, a data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas.
[Fonte: https://www.calendarr.com]