Por mais que hoje estejamos mergulhados na tecnologia e nos recursos de última geração que nos permitem distração, o circo ainda sobrevive. E ainda arranca sorrisos genuínos, sensíveis, expressões de encantamento que nenhuma engenhoca da atualidade consegue superar.
Resultante do empenho de artistas determinados a levar alegria por onde passam, parafraseando um recurso para animação muito usado nos picadeiros, será que o circo tem um dia no calendário brasileiro para comemorá-lo? Tem, sim senhor!!
E é hoje, 27 de março!
A data foi escolhida em homenagem ao brasileiro Abelardo Pinto, mais conhecido como palhaço Piolin, que nasceu nessa data em 1897.
Destacando-se pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista, Piolin era considerado um grande palhaço.
De lá para cá, foram muitos os que encantaram a criançada....e por que não dizer...os adultos também!
Da imensa lista pode-se destacar nomes que se popularizaram nos picadeiros tradicionais e outros que levaram a magia do circo para os estúdios de TV, como Arrelia, Carequinha, Torresmo, Atchim & Espirro, Bozo e Patati Patatá.
Certamente você já ouviu falar de um deles.
Juntamente com trapezistas, mágicos, malabaristas, contorcionistas e outros tantos profissionais, os palhaços formam a grande família itinerante que, desde tempos remotos, no mundo todo, leva diversão ao povo. A família do circo! Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos mil anos.
Porém, o formato de circo (do latim circus, "circunferência", por isso a lona redonda) que conhecemos começou a tomar forma apenas durante o Império Romano. Você já deve ter ouvido falar sobre a “política do Pão e Circo” (panem et circenses, no original em latim), que era a forma que os líderes romanos tinham de lidar com a população, conquistando seu apreço e mantendo-a fiel à ordem estabelecida. Pois é...na época o lema era “que venham os jogos circenses!”.
Sabemos que a tal diversão incluía, também, sangrentos espetáculos envolvendo gladiadores, mas, com o tempo (que bom!), os espetáculos de circo perderam tal viés, até que se voltaram para a diversão e entretenimento puros, para as famílias, especialmente para as crianças.
Neste dia tão especial, nós perguntamos: há quanto tempo você não vai ao circo? Melhor...Você já foi ao circo?
Se não foi, vá!
Em algum lugar do planeta alguma dessas famílias está divertindo um público. Hoje tem espetáculo, sim senhor!
Parabéns a todos da Família Circo!
[Fonte: www.calendarr.com ]