Nos quatro cantos do mundo ouve-se sobre demonstrações de menosprezo a outras pessoas apenas pela cor da pele que elas têm.
Para ajudar a acabar com tal segregação, que só leva a humanidade no sentido contrário da evolução e do progresso, lembramos que hoje – 21 de março – é comemorado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
Criada pela ONU, a data faz referência a uma das maiores vergonhas registradas em nossa história: o Massacre de Sharpeville.
Aconteceu em 1960, quando 20.000 pessoas faziam uma manifestação contra a Lei do Passe (que obrigava cidadãos negros a terem um cartão que trazia os locais específicos
onde podiam circular). Para acabar com o ato, a polícia do regime de apartheid abriu fogo na população.
Resultado?
69 mortos e 186 feridos.
No Brasil, o racismo passou a ser considerado crime a partir de 1988, quando a Constituição Federal definiu que a prática poderia impingir até pena de reclusão ao culpado.
Atualmente, observa-se muito a prática de tal violação à dignidade humana na versão virtual, ou seja, pela internet. Transgressores que imaginam que a grande rede possa mantê-los longe do alcance da lei se enganam. Identificada, a pessoa está sujeita ao pagamento de multa e detenção de até 5 anos.
Neste 21 de março conclamamos todos a lutar contra toda e qualquer demonstração de discriminação racial!
[Fonte: http://www.calendariobr.com.br]