Já parou para observar os que você tem aí na sua casa? Quando será que foram feitos? Será que carregam alguma característica artística de época? Registros indefectíveis de um período?
Certamente tem! Só precisa observar com atenção.
Talvez eles tenham ido parar aí na sua casa por conta de uma herança familiar ou porque você os adquiriu em algum lugar especializado em resgatar a história por meio do mobiliário.
Seja como for, aproveitando que tocamos no assunto, que tal dar uma paradinha para inspecionar de perto o que você tem compondo o seu lar?
Para que tais peças pudessem – de alguma forma – chegar até você, elas precisaram deixar de ser madeira e ganhar a forma de um móvel. E para tal necessitaram da habilidade e da criatividade de alguém.
Quem seria este alguém?
Estamos falando do marceneiro!
Conhecido por se dedicar aos trabalhos artísticos e artesanais, como objetos de decoração, obras de arte e outras peças com acabamentos mais sofisticados, este profissional é homenageado hoje, 19 de março, aqui no Brasil.
Mas ele não está sozinho na celebração. Outro especialista divide a distinção do dia: o carpinteiro.
Muitos confundem as duas profissões, porém – embora ambas tenham a madeira como matéria-prima – as atividades não são iguais.
O marceneiro, como já mencionamos, tem sua produção associada à Arte. Já o carpinteiro lida diretamente com a madeira bruta e trabalha com obras relacionadas com a construção civil.
O 19 de março foi escolhido para homenagear os profissionais da madeira porque – de acordo com a Igreja Cristã – é o Dia de São José, “pai” de Jesus, que tinha o referido ofício.
A Pós-Graduação ISO parabeniza todos os marceneiros e carpinteiros brasileiros!