Você já deve te ouvido a história que dá conta de que a data tem relação com operárias que morreram carbonizadas dentro de uma fábrica, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857. Esta justificativa, dizem historiadores, não corresponde à verdade.
O oitavo dia do terceiro mês do ano – ainda segundo os cronistas do tempo – foi escolhido para homenagear as mulheres ao redor do mundo na esteira do fim da Revolução Russa, em 1917.
No dia 8 de março do referido ano, mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve. Para dar maior dimensão ao movimento, elas reivindicaram (e conseguiram) a ajuda dos operários do setor de metalurgia. A partir de então, a data entrou para a História como sendo um grande feito perpetrado por mulheres operárias.
Terminada a Segunda Guerra Mundial, o 8 de março foi adquirindo, com o passar dos anos, caráter de principal homenagem às mulheres.
Cantadas e homenageadas em prosa e verso em diversos idiomas, as mulheres - ainda hoje – lutam para provar seu valor em sociedades que permanecem altamente machistas.
Cientes de sua enorme capacidade de contribuição para um mundo melhor, elas lutam para estudar, para avançar profissionalmente e – principalmente – em defesa da equiparação dos proventos mensais.
Neste dia tão especial, a Pós-Graduação ISO parabeniza todas as mulheres brasileiras!