Você tem hábito de praticar esportes?
Sim? Não? Certamente já ouviu, muitas vezes, sobre a importância da atividade física na vida cotidiana, mas a prática de esporte vai ainda além. Sim, porque, além de fortalecer a saúde física, o esporte garante, também, o bem-estar mental. Ajuda a lidar com medos e frustrações e contribui para que as pessoas aprendam a disputar sob o tracejo de regras. E não para por aí. Praticar esporte estimula a sociabilidade, ajuda a fazer amigos. Microcosmo que é, revela-se como ambiente propício para preparar o ser humano para as demandas da sociedade, já que ensina a jogar em equipe e a solucionar problemas. Dito tudo isso, você sabia que hoje – 19 de fevereiro – é Dia do Esportista? A data foi escolhida a partir da Lei nº 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como "Lei Zico". Cinco anos depois, a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, conhecida como "Lei Pelé" (ou "Lei do passe livre"), invalidou a Lei Zico, indicando o dia 23 de junho como sendo o Dia do Desporto. Porém, a data antiga – 19 de fevereiro – permaneceu como registro reconhecido popularmente para comemorar a prática de esportes no Brasil. Claro que é fundamental que, antes de iniciar qualquer prática esportiva, todos procurem fazer um check-up geral para saber "a quantas anda" a saúde. Esporte é ótimo, mas, sem amplo acompanhamento, pode acabar criando problemas. Verdade! Quer um exemplo?
Vamos a ele. Alguém que passa a fazer caminhadas para perder peso (por recomendação do cardiologista) sem ter consultado o ortopedista para saber se as articulações ou postura poderiam (ou não) ser prejudicadas, sim, está praticando esporte, porém, também está se expondo a risco. Isto posto, neste dia de comemoração do dia dos praticantes de esporte, nós, da Pós-Graduação ISO, parabenizamos a todos que – com consciência – cuidam da saúde do corpo e da mente. [Fonte: TribunaPR ]
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.