Sabe por que você consegue ter à mão, sempre que precisa (ou tem vontade), revistas, jornais e livros?
Por causa do trabalho do(a) profissional gráfico(a).
Hoje, 7 de fevereiro, comemoramos o dia deste(a) técnico(a) que também é responsável pela impressão dos panfletos publicitários, cartazes, notas fiscais, etiquetas e convites que chegam às suas mãos e até de banners que você vê por aí.
A data foi estabelecida em nosso calendário porque, no referido dia, em 1923, aconteceu uma grande greve de gráficos em São Paulo. A classe reivindicava melhores salários e condições de trabalho mais salubres. A paralisação teve tanto êxito que marcou o nascimento do Sindicato dos Gráficos. Por falar nos profissionais homenageados de hoje, você tem ideia de qual foi o primeiro deles, registrado na história da Humanidade? Muitos consideram Johan Guttenberg, o "pai da imprensa", como sendo o primeiro profissional da área. Foi ele – que viveu entre 1400 e 1468 – o responsável pela impressão da primeira Bíblia. A ISO parabeniza todos os gráficos brasileiros! Sem eles, ainda estaríamos reproduzindo conteúdos – como na Antiguidade – à mão. E a um custo altíssimo! Imagine só se a leitura – hoje – ainda fosse um privilégio da elite e dos religiosos?
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.