Hoje, 13 de dezembro, o Brasil homenageia aquele que enverga – com muita honra – os postos de manutenção, serviço e segurança dos navios e submarinos.
Você já sabe de quem estamos falando, não é mesmo? A figura dele é tão emblemática que ganhou até canções em sua homenagem. O quê, não adivinhou ainda?
Então cante com a gente: "Entrei de gaiato no navio / Oh! / Entrei, entrei / Entrei pelo cano / Entrei de gaiato no navio / Oh! / Entrei, entrei / Entrei por engano / ….(...) Pensei que era moleza / Mas foi pura ilusão / Conhecer o mundo inteiro / Sem gastar nenhum tostão..(...)..." A letra acima (de autoria do músico João Barone, dos Paralamas do Sucesso) já entrega o jogo, estamos falando do marinheiro.
Hoje é dia dele!
A data foi escolhida em homenagem à Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, que nasceu em 13 de dezembro de 1807.
O Almirante é considerado patrono da Marinha Brasileira, em razão de sua bravura nos combates da Guerra do Paraguai e por todo o seu serviço à Marinha Nacional.
A Pós-Graduação ISO parabeniza todos os marinheiros brasileiros, bravos defensores da nação em rios e oceanos!
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.