Todos, ainda que não tenham conhecimento de tal vínculo, vêm ao mundo fazendo parte de uma.
Você tem ideia de qual instituição estamos falando e que, hoje, é homenageada no calendário? Trata-se da família! Fundamental na vida de uma pessoa, a referida estrutura é, no fundo, a grande responsável por contribuições não mensuráveis para a formação – educacional, cultura, moral e ética – comum a todos. É importante frisar que a contemporaneidade que nos abriga torna a ideia de que uma família só pode ser entendida como sendo a reunião de pai, mãe e filhos sob um mesmo ramo genealógico não apenas datada como obsoleta. Família não é apenas um pai e uma mãe. É, sim, formada por pessoas que assumiram o compromisso de cuidar e proteger. Registre-se como perfeitamente legítima – em cada um desses milhões de pequenos, calorosos e dedicados grupos – uma constituição feita apenas de avós/avôs, de mãe solteira, de pai solteiro, de pais e mães que geraram no coração, de duas mães, de dois pais ou, ainda, de amigos (por que não?) O que caracteriza a "estrutura família" não é uma suposta padronagem referenciada como sendo "a normal", mas sim o amor ofertado, o carinho disponibilizado sem nada em troca, o empenho em oferecer bases sólidas para que alguém possa se desenvolver sob todos os aspectos e integrar a sociedade de maneira positiva. O familiar é – em verdade – aquele que educa, que cuida, que prepara uma nova geração para enfrentar os desafios da vida. Como diz o ditado popular, o(a) responsável pela lapidação de outro alguém não necessariamente tem de ser quem o trouxe ao mundo. Tal conceito – como já assinalamos acima – já padece de contornos rudimentares. Mas você sabe o porquê da data? Calma que nós vamos te contar! O 8 de dezembro foi instituído como sendo o Dia Nacional da Família em 1963, por meio do Decreto de Lei nº 52.748. A data foi escolhida por homenagear Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Então já sabe, neste 8 de dezembro confraternize com a sua família! Foi no seio deste grupo que o seu "eu" atual foi "construído". A Pós-Graduação ISO homenageia todas as famílias brasileiras!
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.