Hoje, dia 9 de dezembro, comemoramos, no Brasil, o Dia do Fonoaudiólogo.
Fundamental para a ajuda na melhoria da comunicação, este(a) profissional é responsável por tratar e estudar os distúrbios existentes na comunicação humana e na linguagem, cuidando das dificuldades que ocorrem na audição, fala, escrita e leitura.
Ele(a) ainda oferece suporte àqueles que têm a voz como instrumento de trabalho, caso, por exemplo, de políticos, locutores, professores e artistas.
Sabendo que a (boa) comunicabilidade é fundamental para os diversos tipos de interação dentro de uma sociedade, a atuação do(a) fonoaudiólogo(a) – que pode se dar, acrescentando ao que já elencamos acima, em ambientes hospitalares, postos de saúde, clínicas de reabilitação, escolas, universidades, assessorias e consultorias, hospitais, secretarias de Educação e Saúde, consultórios, além de rádio e TV – torna-se essencial.
A profissão foi regulamentada em 9 de dezembro de 1981, por meio da lei nº 6.695. A Pós-Graduação ISO parabeniza todos os fonoaudiólogos brasileiros!
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.