Sabia que você é um(a) potencial salvador de vidas?
É, ainda que você nunca tenha parado para pensar nisso, aí nas suas veias corre uma substância fundamental para manter intacta a
vida humana: sangue.
Hoje, 25 de novembro, comemoramos o Dia Nacional do Doador Voluntário de
Sangue.
A data, além de homenagear aqueles que já têm por hábito cumprir com esta que (também) é uma obrigação cidadã, também se propõe a conscientizar aqueles que ainda não aderiram ao "projeto salvar a vida de um semelhante" sobre a necessidade de doar sangue.
Você pode nem saber, mas uma única doação pode ajudar até três pessoas.
A data para celebrar a iniciativa daqueles que doam vida foi escolhida porque marca o início da temporada de maior necessidade de doações.
No verão – principalmente por conta das festas de fim de ano e das férias – registra-se, tradicionalmente, uma acentuada queda no número de doadores.
Aí você – que ainda não fez esta boa ação na vida – pergunta: mas o que é necessário para doar sangue?
Nós, da Pós-Graduação ISO, respondemos: é bem mais simples do que você possa imaginar.
Em primeiríssimo lugar, é preciso que você se sinta bem, esteja com a
saúde em dia.
A partir disso, é preciso que tenha entre 16 e 69 anos (os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável e a coleta deve ser autorizada por ele), peso igual ou superior a 51 quilos e que apresente documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Para o grande dia – aquele em que você vai viabilizar que alguém continue desfrutando da vida – é recomendado que esteja bem alimentado(a), que evite alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento, faça um mínimo de 6 horas de repouso na noite anterior à doação, não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e, se for fumante, que mantenha-se longe do cigarro pelo menos duas horas após a doação.
Se você tem algum temor em relação ao procedimento fique tranquilo(a). Doar sangue é seguro. Todo o processo é supervisionado por profissionais de saúde capacitados e experientes. E todo o material utilizado na coleta é descartável.
Sobre eventuais bobagens que, vai não vai, são repercutidas por aí, saiba que doar sangue não faz mal à
saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda, não emagrece e não vicia.
Em dois ou três dias, o
organismo repõe a quantidade de sangue doada, não produzindo nem mais nem menos do que o corpo humano precisa.
Além de fazer um bem enorme e salvar vidas, ao doar sangue você tem direito à realização – gratuita – de exames de tipo sanguíneo e fator RH, além de outros, para detecção de
Hepatites B e C, HIV, Sífilis, Doença de Chagas e HTLV I e II.
Então? Que tal aproveitar esta data para doar vida e ser o anjo da guarda de alguém, hein?
[Fonte: Postal
Saúde]