Hoje, 20 de setembro, é dia de rendermos homenagens aos engenheiros químicos brasileiros!
Esses profissionais, responsáveis – em âmbito geral – pelo desenvolvimento de produtos e processos em escala industrial tiveram o exercício da profissão regulamentado pela
Lei Federal 5.194, de 24 de dezembro de 1966. Foi o Decreto Federal 620, de 10 de junho de 1969, que legalizou as referidas atividades técnicas. Mas você sabe o que faz um(a) engenheiro(a) químico(a)? Basicamente falando, ele(a) formula e resolve problemas de engenharia relacionados à indústria química, acompanhando o processo de manutenção e a operação de sistemas. O campo de trabalho para essas pessoas é bem amplo e a presença desses profissionais no quadro de funcionários de indústrias é fundamental para que estas possam prosperar atendendo, principalmente, às determinações que regem os cuidados com a natureza. Companhias manufatureiras voltadas para a exportação são as que mais precisam dos conhecimentos estratégicos desses especialistas. É que – visando a competitividade – eles participam ativamente da criação de matérias-primas mais resistentes, leves, compactas e baratas. A Pós-Graduação ISO rende homenagens a todos os engenheiros químicos do Brasil!
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.