Marca reunião, desmarca reunião, liga para pedir informação X, confere a cotação do dólar do dia, liga de novo, dessa vez para agendar uma consulta médica, providencia um café, confirma a viagem de amanhã, bloqueia a agenda até o fim do dia porque o(a) chefe vai precisar se ausentar.
Hoje, 30 de setembro, é dia daquela
profissional que – diligentemente e com um sorriso no rosto – contribui para o trabalho de alguma outra pessoa.
Já adivinhou quem é a homenageada do dia?
Sim, a secretária!
Ou o secretário, por que não?
Para oferecer um pouco de história, a Pós-Graduação ISO vai te contar agora qual é a relação entre a data e a personagem.
Tudo começou com Lilian Sholes, a primeira mulher a datilografar em uma máquina de escrever em público. Ela estava testando um super invento de seu pai, Christopher Sholes, que tinha recém-criado um aperfeiçoamento do mecanismo que permitia, por meio de teclas, o registro de ideias em papel.
Diante de sua importância para o
setor específico de mercado, em comemoração ao centenário do nascimento de Lilian (ocorrido em 30 de setembro de 1850), diversas empresas fabricantes de máquinas de escrever realizaram concursos de datilografia. Buscavam a melhor datilógrafa.
E foi assim que – à medida que os anos foram passando, visto que a máquina de escrever era um equipamento muito utilizado pelas secretárias da época – a data passou a ser conhecida como o Dia da Secretária.
A Pós-Graduação ISO rende suas homenagens a todas(os) as(os)
secretárias(os) do Brasil! Parabéns!