Inclusão social. Trata-se de uma das bandeiras mais defendidas, atualmente, pela sociedade em geral.
Nos diversos setores de produção existentes – e na comunidade como um todo – urge a necessidade do trabalho contínuo em prol da inserção de todos os indivíduos no tecido social, com todos os direitos garantidos pela Carta Magna.
Como exemplo dos efeitos positivos desse esforço coletivo, hoje, dia 21 de setembro, o Brasil comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com
Deficiência.
A data – que foi instituída em 14 de julho de 2005, pela Lei Nº 11.133 – já é lembrada desde 1982, resultante da iniciativa de movimentos sociais.
Tudo começou com Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento das pessoas com deficiência, que propôs, no início da década de 80, que a data fosse comemorada.
Um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, Cândido já organizava – nos idos de 1979 – reuniões mensais de pessoas com deficiência para que fossem discutidas propostas de interferências voltadas para a transformação da sociedade paternalista e da ideologia assistencialista.
O dia de hoje, 21 de setembro, é muitíssimo importante porque é dever de todos abraçar as causas das pessoas com deficiência. É preciso convidar a sociedade para uma reflexão profunda e para a permanente busca de soluções.
De acordo com o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros que apresentavam algum tipo de
deficiência constituíam, àquela altura, um "exército" de 45,6 milhões de pessoas.
A Pós-Graduação ISO comemora a data e endossa o empenho para que esse enorme contingente de pessoas tenha seus direitos garantidos/respeitados.
[Fonte:
Vida Mais Livre]