O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 05 de agosto de 1872 e foi o pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Além da importância do trabalho de Oswaldo Cruz, a data nos convida a refletir sobre como estamos cuidando da nossa própria saúde.
Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. A saúde deve ser controlada dia a dia através do equilíbrio físico, orgânico e mental. Para isso é necessário uma alimentação saudável, atividades físicas, cuidados com a higiene pessoal e descanso.
Segue algumas dicas para ajudar: - Distribua a refeição ao longo do dia a cada três horas; - Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água; - Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para diminuir o estresse, aumentar a longevidade e promover condicionamento; - Durma bem, pelo menos oito horas diárias; - Mastigue devagar e saboreie os alimentos; - Prefira alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados; - Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar o sono e gerar ganho de peso; - Consuma medicamentos apenas com orientação médica. Se você ainda não iniciou o seu planejamento de vida saudável, não perca tempo! O resultado de todo esforço do bem-estar diário é oque chamamos de Felicidade. A felicidade não é o objetivo final, e sim todo esse caminho, o dia a dia, a trajetória de toda a nossa vida.
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.