No final da tarde de segunda-feira (20), um tornado atingiu a cidade de Xanxerê, no oeste do estado de Santa Catarina.
A cidade possui 47.679 habitantes; o tornado deixou dois mortos, 120 feridos - três em estado grave - e aproximadamente mil pessoas desabrigadas. Cinco torres de energia elétrica foram derrubadas pelos ventos, e 47% do oeste catarinense está sem luz nesta terça-feira (21). Aproximadamente 500 casas foram afetadas pelo tornado que, em uma classificação que vai de 0 a 5, estima-se que tenha ficado entre os níveis 2 e 3. Foram causados danos de fortes a severos. As autoridades da região ainda estão restabelecendo os serviços de abastecimento de água e energia elétrica, e sinal de telefonia. Os feridos e famílias desabrigadas estão recebendo auxílio da Defesa Civil.
Não é novidade para ninguém que a pandemia impôs uma séria de mudanças, drásticas, mundo afora. O que, talvez, muita gente não saiba é que crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da Covid-19 – em sua saúde mental e bem-estar – por muitos e muitos anos.
A pandemia da Covid-19, definitivamente, colocou o mundo em xeque. Ninguém estava esperando pela situação - bizarra, irreal - que colocou todos os continentes, ao mesmo tempo, literalmente, dentro de casa.