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Em meio à enorme confusão que virou o mundo depois que o novo coronavírus se espalhou, é grande, no Brasil, o número de pequenos (as) empresários (as) que ainda lutam para manter seus negócios “andando”. 

Sim, porque, sem poder vender normalmente e sem o fluxo de caixa necessário, inúmeros foram os que quebraram.

Passamos por aqui, hoje, para falar justamente sobre a importância de adquirir conhecimentos que ajudem na gestão de crises.

A primeira coisa a ressaltar é que não existe fórmula mágica para enfrentar os tempos difíceis. E é preciso muita disciplina, persistência, vontade de superação e ação para superá-los.

Identificar a origem das dificuldades financeiras é um bom passo inicial. 

Tá, tudo bem, a pandemia – como já dissemos acima – virou tudo de cabeça para baixo, mas, por exemplo, pode ser que o motivo das coisas andarem ruins não sejam as receitas que estão baixas.

Sim, pode ser!

O problema pode estar nos custos variáveis diretos e indiretos, nas despesas operacionais e nos gastos extraordinários.

É fundamental identificar – claramente – a origem das adversidades.

E a partir dessa identificação, por exemplo, negociar prazos maiores com os fornecedores, procurar renegociar linhas de crédito (que se revelem muito caras) com juros e prazos mais adequados e, ainda, reduzir custos e despesas (porém, sem comprometer um padrão mínimo de operação condizente com o perfil da empresa).

Enfim, passamos por aqui, essencialmente, para dizer que, durante um momento de crise, é fundamental ter controle bem apurado de todos os recursos que entram e saem da empresa.

E fazer um fluxo de caixa diário – ou semanal – para identificar as prioridades financeiras e tomar as medidas necessárias com antecedência.

Para encerrar, vale dizer que nunca é demais procurar orientação de especialistas para ajudar. O Sebrae tem muitos deles.


[Fonte: www.sebrae.com.br] 

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