Definitivamente, 2020 é um ano atípico.
Beeemm atípico! Sob muitos (ou todos os) pontos de vista. E a culpa é todinha do coronavírus.
Uma pesquisa realizada por cientistas finlandeses – e publicada na revista Frontiers in Psychology – revelou que sono agitado e uma maior frequência de sonhos ruins foram observados desde que a pandemia que apanhou o mundo de surpresa começou.
O estudo foi realizado com 800 pessoas e utilizou o agrupamento de palavras para subdividir os sonhos por temas. Os estudiosos detectaram que mais da metade das ocorrências de sonhos considerados pesados, perturbadores, estava relacionada à Covid-19.
Os cientistas descreveram o achado como um tipo de "inconsciente coletivo", decorrente de uma adaptação psicológica ao momento que o planeta vive. “Ficamos impressionados por observar conteúdos e associações nos sonhos ruins de cada um dos participantes do estudo, o que remete o ambiente apocalíptico do lockdown imposto pela Covid-19”, disse a principal autora do estudo, Anu Katriina Pesonen.
Pois é, o estudo foi apenas uma amostra do que, certamente, tem acometido grande parte da população mundial.
E você, tem tido sonhos desagradáveis? O sono está agitado?
Se sim, respire fundo e se acalme, você não está sozinho (a).
O mais importante neste momento é acreditar – com força – no que tem sido dito desde que a loucura toda começou: vai passar!
[Fonte: Portal iG // Saúde]