Dia daqueles que se especializaram em “escrever a Terra”
Tá, tá, você pode até ter torcido o nariz aí, mas não fosse o (a) professor (a) de Geografia você jamais teria noção da compleição do planeta em que vivemos, do seu país, do seu estado, das características peculiares à sua cidade.
Oficialmente falando, aquele (a) seu (ua) professor (a) de Geografia era um (a) geógrafo (a), licenciado (a) e apto (a) para ministrar aulas as referida disciplina no ensino fundamental e médio.
Hoje, 29 de maio, comemoramos o dia deste (a) profissional. Suas atribuições compreendem estudo, análise e compreensão da lógica de produção e transformação do espaço humanizado, bem como a relação deste com o meio natural.
Em essência, o (a) geógrafo (a) aborda a interação entre a natureza e a sociedade.
Ah! E só como curiosidade, você sabe o que significa a palavra “geografia”?
Trata-se da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos" que – respectivamente – significam “Terra” e “escrever”.
Disso podemos concluir que os geógrafos realizam o estudo científico da superfície da Terra, sempre com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos. E, quando optam por seguir carreira dentro das salas de aula, passam tais conhecimentos a gerações e gerações de futuros profissionais.
Viu como aqueeeele (a) seu (ua) professor (a) de Geografia foi importante para a construção dos seus conhecimentos e você nem tinha reparado?
Parabéns, geógrafos (as) brasileiros (as)!
[Fonte: Brasil Escola]