Brasília: a cidade, inteiramente projetada, erigida por candangos para todos os brasileiros completa mais um aniversário
Pois é, no século XVIII o Rio de Janeiro herdou de Salvador o título de Distrito Federal. A capital fluminense seguiu como centro do poder até que as autoridades decidiram transferir o centro do poder, de novo, só que dessa vez para o interior da nação. O objetivo era povoar uma região, até então, considerada inóspita.
Foi assim que, em novembro de 1956, uma cidade inteira passou a ser erigida na região Centro-Oeste do país.
O nome? Brasília.
Pessoas de todo o país – especialmente da região nordeste (chamadas de candangos) – foram contratadas para a construção da cidade.
Em 21 de abril de 1960 – após quatro anos de intenso trabalho – enfim, Brasília foi inaugurada e para lá passaram a ser transferidos os principais órgãos do Governo Federal, ou seja, as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Uma característica imaginativa surpreendeu a todos: a nova capital do país foi projetada para ter a forma de um avião!
Tendo Lúcio Costa como principal urbanista da cidade, Oscar Niemeyer como nome de destaque na arquitetura dos prédios públicos e Roberto Burle Marx como responsável pelo paisagismo, Brasília “reina” até hoje como o município brasileiro que transpira poder e de onde saem as decisões que determinam os rumos a serem seguidos por todo o país.
Parabéns pelos 57 anos, Brasília!
[Fonte: www.infoescola.com]