OMS recomenda que estrangeiros atentem para as regiões afetadas pela febre amarela no Brasil antes de se imunizarem contra o vírus
A lista de estados / cidades em “estado de atenção” inclui – além de Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e algumas regiões específicas do Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – municípios do sul e sudoeste da Bahia, Espírito Santo e cidades do Rio de Janeiro próximas à fronteira do ES e MG.
Apesar da indicação, o organismo internacional orientou que o resguardo perde o título de imprescindível para casos de estrangeiros que se dirijam a regiões que estão longe do risco.
A OMS também recomendou a "forasteiros" que tomem cuidados adicionais para evitar picadas de mosquitos e que procurem se informar a respeito dos sintomas. Diante de presença de qualquer um deles, a determinação é que busquem célere atendimento médico, especialmente se a manifestação ocorrer enquanto estiverem no Brasil.
O vírus da febre amarela – que causa o atual surto no país – circula nas áreas rurais, silvestres e de mata, transmitido pelos mosquidos Haemagogus e Sabethes.
[Fonte: G1 // Bem Estar]