Dia do especialista em sugerir o melhor caminho para outros especialistas

Trata-se do(a) orientador(a) profissional!
Também conhecido(a) por orientador(a) vocacional, seu trabalho é – essencialmente – ajudar indivíduos indecisos a avaliarem o seu repertório comportamental e a traduzi-lo em escolhas vocacionais.
Traduzindo...há muitas pessoas que, conscientes de suas aptidões pessoais, percorrem todo o período de preparação escolar já cônscias de qual será a opção profissional a ser escolhida quando o momento do vestibular chegar.

Porém, também há uma enorme parcela de estudantes que vêem o fim do Ensino Médio se aproximar sem qualquer ideia de qual profissão escolher para dar sequência à vida.

É para estes que a orientação profissional se apresenta como um importante recurso de ajuda. Ela oferece assistência para que indivíduos indecisos avaliem seu repertório comportamental e possam traduzi-lo em escolhas vocacionais.

O valor desse amparo, como já dissemos, é inenarrável, quase impossível de mensurar adequadamente.

Sim, porque o aconselhamento de carreira atua nos processos de autorreflexão necessários à clarificação de valores e perspectivas pessoais, consolidação de autoconceito e formação da noção de carreira subjetiva.
Isso significa, simplesmente, ajudar indivíduos no processo de identificação da área ocupacional que mais se ajusta às suas características pessoais. É ajudar alguém a se ver – mais do que como cidadão – como parte atuante na sociedade, como força de trabalho.
Sabe lá o que é estar presente – de forma gentil, porém assertiva – bem na hora que alguém deseja (ou precisa) descobrir o que vai fazer pelo resto da vida?

Quanta responsabilidade!

É por isso que, neste dia 04 de dezembro, a Pós-Graduação ISO rende todas as homenagens a esses valorosos profissionais que ajudam outros a encontrarem suas 
diferentes realizações pessoais no mundo do trabalho.
Parabéns, orientadores profissionais brasileiros!

[Fonte: Associação Brasileira de Orientação Profissional – ABOP]