Pós-Graduação ISO apresenta: preciosidades do cinema que todo estudante de Direito precisa assistir
Mas, chega aqui mais perto, a Pós-Graduação ISO vai te fazer uma pergunta: você gosta de cinema?
"Oi?" ? você pode estar perguntando ? "gosto, mas....o que tem uma coisa a ver com a outra?".
Tem tudo a ver e a gente já vai te explicar essa relação.
É que cinema, claro, é diversão, mas, todos também sabemos que constitui uma mágica ferramenta que possibilita que entremos em diversos "mundos" e percebamos como eles funcionam, certo? Cada filme tem um enredo particular e uma trama que nos traz peculiaridades sobre o tema que aborda. Não é incrível poder conhecer meandros de cotidianos diferentes do nosso? É muito bom!
Pois é, mas também há aqueles filmes que tratam exatamente do nosso mundo particular. E, vamos combinar, não é ainda mais divertido conferir na telona o que vivenciamos no dia a dia (ou o que pretendemos vivenciar em breve)?
Neste ponto voltamos ao início do texto, para falar direto com você que pretende se tornar um(a) brilhante advogado(a). Sabia que a 7ª Arte tem muito a acrescentar para os seus conhecimentos sobre a área? Tem sim! Alguns filmes que fizeram muito sucesso no cinema trazem o dia a dia de advogados e constituem ótimos objetos de estudo para você já começar a fazer as suas anotações.
Quer exemplos?
Vamos a alguns deles!
"12 homens e uma sentença": traz o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. Porém, um jurado insiste em aprofundar a investigação. É interessante assistir porque o longa explora o conceito de que uma boa argumentação e a capacidade de persuasão são habilidades fundamentais para um bom advogado.
"Minority Report": no ano de 2054 uma divisão especial da polícia consegue prender criminosos antes que eles cometam seus delitos. A trama começa a se desenrolar quando um oficial da própria corporação é acusado de um crime que ainda vai cometer. É interessante assistir para entender porque o Direito só pode julgar fatos passados e deve se abster de especular sobre fatos futuros.
"Erin Brockovich": no filme, uma arquivista de um grande escritório de advocacia interessa-se pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando a água de uma pequena cidade. Mesmo não sendo advogada formal, ela reúne ? por anos ? provas para abrir uma ação judicial contra a companhia. É interessante assistir para compreender a importância do envolvimento pessoal e da convicção na busca pela verdade. Ambos, todos sabemos, são fundamentais para o sucesso na "atividade-advogado(a)".
Estes são apenas alguns exemplos que a
Fala sério, estudar dessa forma é tudo de bom, não? A dupla ?conhecimento&pipoca?, sem dúvida, constituirá sucesso de bilheteria na sua jornada pelos caminhos do Direito.
Nós, da Pós-Graduação ISO, estamos na torcida!
Bons estudos! E bom filme!
[Fonte: Exame.com]