Dia Internacional dos Estudantes: a origem está na antiga Tchecoslováquia
O Dia Mundial dos Estudantes passou a figurar no calendário do planeta como forma de homenagem à memória e à bravura de um grupo de estudantes – da antiga Tchecoslováquia – que lutou, com valentia, contra as tropas nazistas que invadiram o país durante a Segunda Guerra Mundial.
Esta data foi criada em 1941, em Londres, por iniciativa do Conselho Internacional de Estudantes.
Como já mencionado acima, o referido registro anotou na memória do planeta um dos acontecimentos mais tristes da História: nazistas invadiram a Federação Central de Estudantes Tchecoslovacos, em 17 de novembro de 1939 e assassinaram muitos dirigentes estudantis. Os que não perderam a vida foram levados para campos de concentração e sofreram as cruéis torturas do Holocausto.
Celebrado anualmente, o Dia Internacional dos Estudantes é uma oportunidade de rendermos tributo aos estudantes dizimados dentro de uma universidade da antiga Tchecoslováquia.
É, também, uma chance de o mundo parar para refletir e investir na busca do entendimento a fim de que nunca mais seja necessário assistir a selvagerias como a que o dia recorda.
[Fonte: www.calendarr.com]